Magazine


Como sobreviver a ressaca? Veja a entrevista com Pedro Asbeg, autor do livro que ensina a sua cura

O cineasta Pedro Asbeg lança o livro Beber, Comer, Sobreviver – Cozinhando de ressaca para quem deseja continuar de pé, mesmo depois de exagerar na dose

Atualizado em 01/01/2013

“A cura da ressaca talvez seja um dos mistérios que move gerações de
cientistas e pinguços ao longo de séculos. Um dos caminhos mais
certeiros para a melhora da situação precária em que nos
encontramos é nos alimentarmos. Afinal, sem uma comida quentinha
e restauradora, medicamento algum faz efeito.”

(Trecho do livro: Comer, Sobreviver – Cozinhando de ressaca).

Com uma literatura animada, o cineasta Pedro Asbeg ensina a curar a ressaca a partir de experiências próprias e de artistas famosos. Comer, Sobreviver – Cozinhando de ressaca, tem como finalidade máxima alimentar e curar ao mesmo tempo, com dicas, receitas práticas e causos.
Ao longo de oito divertidos capítulos como Quero minha mãe e O sol há de brilhar mais uma vez, Pedro oferece, com muito bom humor, explicações científicas sobre o que acontece com nosso corpo depois de uns bons drinks, ensinamentos de personalidades como os atores José de Abreu e Malvino Salvador, o craque de futebol, Dr. Sócrates, e o cineasta Walter Carvalho, além de preciosas sugestões de onde matar a larica etílica no Rio e ao redor do mundo.

Este é o terceiro livro do autor, que já escreveu Como impressionar sem fazer esforço, lançado em 2000, onde ensina a preparar pratos simples com toques de requinte. E em 2006, publicou Bonito, barato e gostoso, livro com receitas que reaproveitam alimentos.

Apesar de escrever sobre gastronomia, Pedro é documentarista formado pela Westminster University, em Londres. Entre os longas-metragens que editou, estão Cidadão Boilesen e Vou rifar meu coração. No ano passado, estreou no Festival do Rio como diretor com seu primeiro longa, Mentiras Sinceras. Atualmente, prepara seu segundo longa-metragem, Democracia em preto e branco, sobre a redemocratização do Brasil no início da década de 80.

Por que criar um livro sobre a ressaca?
A publicação é resultado de alguns anos de uso das mais variadas elaborações alcoólicas, seguidos de inúmeros experimentos gastronômicos contra os males do dia seguinte, além de pesquisas científicas e entrevistas com mestres na arte de vencer a veisalgia – termo médico que descreve a ressaca. A ideia é que o leitor abra o livro, depois uma cerveja gelada, vá para a cozinha e veja que o mundo ainda é um lugar bom para se viver.

O que motivou você, um cineasta, a escrever livros?
Sou cineasta e meu hobby é a culinária, tanto que esse é meu terceiro livro de receitas. Sempre gostei de livros com temas específicos e um dia, numa ressaca tenebrosa, pensei que seria legal ter uma reunião de receitas para nos ajudar a passar o dia de forma mais amena.

Você teve a orientação de algum profissional da saúde para escrevê-lo?
Contei com a grande ajuda da nutricionista Andressa Edde para fazermos uma seleção de ingredientes básicos na despensa de qualquer um que tenha ressaca com regularidade. Em cima disso, mudei algumas receitas do livro, tentando usar os ingredientes sugeridos pela Andressa. Ela foi muito importante por dar ao livro algum embasamento científico.

Qual o drink que mais lhe causou ressaca?
Acho que as piores ressacas que já tive vieram da mistura de drinks variados em uma mesma noite somados ao estômago vazio. Tequila, whisky e espumante são sérios candidatos pra uma ressaca se vc não come nada nem bebe um pouco de água.

Qual o melhor alimento ou suco para se recompor de uma ressaca?
A ressaca é algo muito peculiar, dificil dizer alguma coisa que resolva o problema de qualquer pessoa. Tem gente que prefere comidas mais gordurosas, outros preferem pratos mais leves. Acho que universais são o suco de tomate, a água de coco, o caldinho de feijão e o misoshiro.

Você gosta de cozinhar?
Gosto muito de cozinhar. Junto com o Flamengo, brincar com meus afilhados e outras alegrias, está entre as coisas que mais gosto de fazer.

Por: Raquel Nunes



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade