Sabor e Saúde


A nutricionista Fernanda Machado Soares fala sobre os benefícios da Cenoura

Ela é boa para a visão, combate o envelhecimento precoce da pele e ainda nos protege dos raios nocivos do sol. Muitas pessoas não são fãs desta verdura, mas depois de ver os conselhos do Gastromania, com certeza irá se render aos seus benefícios

Atualizado em 01/09/2012

dr. Fernanda Machado SoaresEm pesquisa feita em 2005 pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, observou-se que a cenoura previne o câncer, por conter uma substância natural chamada falcarinol, mas a maioria dos seus benefícios já eram conhecidos desde o tempo de nossos avós. Nossos pais já nos diziam que deve-se comer cenoura porque ela é boa para os olhos, para hidratar a pele e para ficar com o bronzeado do verão, mas o que faz a cenoura ter todos esses benefícios? Conversamos com a dra. Fernanda Machado Soares, nutricionista clínica ortomolecular - e responsável pela boa forma de atores e de várias figuras da sociedade carioca- ela nos deu dicas de como aproveitar todos os nutrientes desse aliado da boa forma.

Existe um certo mito sobre a cenoura ser importante para os olhos e para a pele. Existe algum fundamento nisto, ou é só mito mesmo?

Sim, existe fundamento. A cenoura é dotada de nutrientes que estão relacionados a pele, aos olhos, cabelos, intestinos. A diversas partes do corpo.

Fale um pouco das propriedades da cenoura, em que ela é boa para a saúde?

A cenoura reflete benefícios em nossa saúde por conter vitaminas. Dentre elas, existe a Vitamina A, que contribui na saúde dos olhos, das mucosas e da pele. As vitaminas do complexo B colaboram com o sistema nervoso e com o funcionamento do aparelho digestivo. A vitamina C, estimula o nosso sistema imunológico - mecanismo de defesa do corpo humano contra invasores microscópicos, como bactérias e vírus. Ela contém elevados níveis de betacaroteno, prevenindo contra a cegueira, além de cooperar com a saúde total dos olhos. Ajuda a reduzir o risco de anemia por conter ácido fólico. Até as folhas da cenoura são nutritivas.

A cenoura também contém sais mineiras como cálcio, ferro, magnésio, iodo, fósforo, sódio, entre outros. Sendo que o iodo é essencial a uma glândula importantíssima do corpo humano que é a Tiroide. Esta glândula tem como função produzir alguns hormônios.

Você como nutricionista recomenda a cenoura para tratar algum tipo de distúrbio?

Sim, recomendo sempre a cenoura ralada crua. Mas a pessoa não pode estar fazendo tratamento de acne com isotretinoína, pois como ela contêm vitamina A, pode sobrecarregar o fígado, junto com a medicação prescrita pelo dermatologista.

Veja abaixo as propriedades da Cenoura:

A cenoura é rica em betacaroteno, que é um poderoso antioxidante e anticancerígeno, além de ser o responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal. Esses são depois convertidos em vitamina A no organismo e por isso podem ser chamados de pró-vitamina A. Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão, além de ser também é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Os carotenos não são destruídos pelo cozimento, em geral, o cozimento aumenta a disponibilidade de absorção da pró-vitamina A. Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir todas as necessidades diárias da vitamina.

O vegetal é ainda fonte de minerais como fósforo, potássio, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e iodo. O iodo é primordial à glândula tiroide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

Ela também contém as vitaminas A, C, B2 e B3. Sua vitamina C e E são antioxidantes, que participam do processo imunológico com o betacaroteno.

Os carotenos, ou betacarotenos, atuam na manutenção da retina ocular. Em conjunto com o ferro, participam da conservação da saúde capilar e auxiliam na absorção deste. O efeito antioxidante deta substância previne o ressecamento e a descamação da pele, ajudando também na proteção contra raios ultravioletas (UV).

A cenoura possui também uma boa quantidade de fibras, que pode contribuir para o processo de emagrecimento e ajudar a eliminar as gorduras.

Por: Raquel Nunes



Publicidade

Publicidade



Publicidade

Publicidade